O Azeite Certo


O consumo de azeite na culinária brasileira tem aumentado bastante nos últimos anos. Com isso, a variedade no mercado também tem crescido rapidamente. Na hora de comprar, a dúvida: que marcar ou que tipo de azeite comprar? Vejas algumas dicas que listei de como escolher o melhor azeite para a sua mesa e, principalmente, para a saúde. 


                                        


1 - Avalie a embalagem. O nome do produtor, local, o estado do vidro ou lata e data de validade.

2 - A safra do produto é um fator importante. Quanto mais fresco, mais perfumado e saboroso. Azeite velho é sinal de má qualidade. Não com mais de um ano e mio.

3 - Não deixe o azeite exposto a muita luz, umidade e oxigênio. Isso pode alterar o sabor.

4 - As garrafas escoras garante melhor proteção, seguidas das latas e vidros transparentes. A vantagem do vidro escuro sobre as latas é que ele serve como isolante térmico. Além disse, depois de aberta, a lata sofre a ação da umidade e do oxigênio com mais intensidade.

5 - Descubra a acidez do azeite. Os melhores azeites apresentam uma acidez de até 0,5% ou 0,8%. Isso significa que a coleta e o processamento foram de boa qualidade.

6 - Escolha sempre o azeite extravirgem. Isso significa que o produto não teve a mistura de outros óleos ou de qualquer outro agente químico. É puro óleo de azeitona. O azeite extravirgem é o mais saudável, pois é rico em substancias antioxidantes e ômega 3.

7 - Escolha o azeite produzido em países conhecidos pela alta qualidade de suas azeitonas, como Espanha, Portugal, Grécia, Itália e Argentina.

8 - Procure a informação do rótulo que diz: "extraído a frio". Isso indica que não ouve aquecimento no processo de extração do azeite, o que preserva muito mais seu aroma e sabor.

9 - A coloração do azeite pode ariar de acordo com o tipo da azeitona e as condições climáticas. Não significa que quanto mais verde o azeite melhor é a qualidade.

10 - Recomenda-se a compra de azeite em embalagem de 500 ml. Os frascos menores favorecem a oxidação do produto. Com o tempo, o azeite vai perdendo suas características e qualidades.

Comentários

Postagens mais visitadas